domingo, 2 de dezembro de 2012


Essa notícia foi publicada essa semana....

MEC altera cálculo de nota de curso superior
FÁBIO TAKAHASHI - UOL EDUCAÇÃO - 29/11/2012 - SÃO PAULO, SP
O Ministério da Educação decidiu alterar o cálculo da nota dos cursos de ensino superior. O quesito professor com doutorado perdeu peso, enquanto aumentou o valor para o docente com mestrado e
com dedicação integral.
Chamada de CPC (Conceito Preliminar de Cursos), a nota é usada para fiscalizar os cursos superiores. Os que ficam com nota 1 ou 2 (numa escala até 5) são inspecionados e podem até fechar.
A diminuição do peso para doutores era um pedido das instituições privadas, que afirmam ser difícil contratar professores tão qualificados em algumas áreas do conhecimento ou regiões do país.
Profissionais com doutorado tendem também a ganhar mais e serem mais qualificados por fazerem pesquisas.
Para educadores, houve afrouxamento nas exigências de qualidade. O MEC diz que o momento é o de induzir melhorias em outros aspectos.
Com a nova fórmula, a proporção de professores com doutorado cairá de 20% para 15% da nota. Os cinco pontos serão distribuídos entre os quesitos docentes mestres e com dedicação integral.
Também haverá aumento no peso para a existência de projeto pedagógico e a qualidade da infraestrutura.
INGRESSANTES
Essa elevação virá do quesito nota dos ingressantes no Enade (exame de universitários), que deixará de ser contabilizada, pois os calouros não fazem mais a prova.
`Já estamos em um bom patamar em alguns pontos e precisamos induzir a melhoria de outros`, disse o presidente do Inep (responsável pela avaliação), Luiz Cláudio Costa, sobre a redução do peso para doutores no CPC. `A redução não foi tão alta.`
Nos últimos cinco anos, a proporção de doutores nas instituições subiu de 22% para 29%. Já a dedicação integral subiu de 36% para 47%.
`Uma alteração dessa faz com que as instituições segurem a contratação de doutores, o que traz prejuízos à qualidade`, afirmou o pesquisador da área de educação José Rothen, da Ufscar.
Diretor do Semesp (sindicato das universidades privadas), Rodrigo Capelato diz que a alteração corrige `em parte` distorções. `O peso para doutor era grande. Melhorou, mas segue alto.`
Para RECEBER o Clipping Educacional, faça o seu cadastro neste endereço: http://www.editau.com.br/produtos_clipping.php 
Telefone: 55 (31) 3491-3739
Endereço: Rua Aníbal Andrade Câmara, 100, bairro Planalto

terça-feira, 20 de novembro de 2012


Participei de um evento maravilhoso!!
WORKSHOP "EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PERSPECTIVAS E A BUSCA DA CONSTRUÇÃO DA PAZ"

O Prof. Dr. Francisco José Montório Sobral (Reitor do Instituto Federal Catarinense) disse que "vivemos uma crise pela falta de previsibilidade, a falta de segurança pessoal gera insegurança. Há uma desvalorização de tudo".

E aqui eu digo que precisamos repensar a forma como estamos vivendo e ensinando nossos alunos e filhos a viver.

Dr.ª Kátia Rosana Pretti Armange (Ministério Público Estadual/Promotora de Justiça da Infância e Juventude  -Blumenau) falou que EDUCAÇÃO É DAR LIMITES! (é necessário que esteja em letras garrafais para que todos vejam).
Comentou sobre a legislação, que garante a permanência das crianças (ditos problemas) na escola; e eu digo que precisamos aprender a conviver com as pessoas.
Uma questão que a Dr.ª Kátia colocou: “Talvez nunca tenhamos nos perguntado o que a escola é para a criança”, penso que é a criança que precisa responder essa pergunta e até me incluo nesse questionamento O QUE A ESCOLA É PARA MIM?

Srº George Luís Bonifácio de Sousa (Associação Nacional de Conselhos Tutelares) comentou sobre os conflitos, precisamos mudar a forma de lidar com eles.

Maira Marchi (Psicóloga Policial), entre tudo o que falou me chamou a atenção sobre o modelo de obediência tirana, que é o que a maioria está acostumada, pois se for boazinha não respeitam.

Concluo que obediência por medo da punição não é obediência, é escravidão.
Sobre os conflitos, devemos ter um olhar aguçado, pois para nós os motivos apresentados são banais, mas sempre há algo camuflado.
Discorreu sobre a mediação em meio a um conflito, como proceder, e aqui a escola precisa muito auxílio, pois é onde mais praticamos a mediação.

Dr.º Theophilos Rifiotis (Professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina) comentou que violência é indignação, precisamos atuar sobre as razões da nossa indignação. Violência é tudo o que é contrário ao que eu acredito; diz mais, a "violência tem se tornado tão familiar que parece desnecessário definí-la".
Com muita propriedade comentou que todos somos contra a violência, há a necessidade de um outro olhar, pensar e agir diferente.

"A mídia é a naturalização e homogeneização da opinião pública. A mídia não é espelho do real."
“Precisamos desenvolver a capacidade de criar e gerenciar espaços sociais que efetivamente ampliam a participação e o exercício da democracia”.

Dr.ª Miriam Abramovay (Professora da Universidade Católica de Brasília, vice-coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas) entre algumas falas segue:

“A escola é tratada como um espaço fechado, uma espécie de oásis de tranqüilidade e razão.”

“A resistência da escola em admitir novos tipos de relações sociais muitas vezes leva à dificuldade de comunicação e a conflitos.”

“Os alunos algumas vezes são vistos como os novos bárbaros que ameaçam a ordem social.”

“O conceito de violência refere-se não apenas aos danos físicos que podem levar à morte, mas também ao conjunto de restrições que impedem o gozo dos direitos essenciais.”

Enfim, é importante que estejamos revendo alguns conceitos, pois trabalhamos com pessoas, seres vivos, que mudam (e como mudam) a todo instante, as tecnologias nos transformam ( às vezes me sinto meio mutante), o meio nos molda..... precisamos nos adaptar a essa nova realidade.

Foi maravilhoso participar desse evento, ouvir cada uma das autoridades, mas principalmente ouvir a muitas pessoas que compartilharam nos bastidores de suas vivências com situações diversas.
Até o próximo!!!!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O QUE NOS UNE ÀS PESSOAS

Tudo o que está acontecendo em minha vida nesse ano é maravilhoso, tudo muito bom....
Hoje li algo que mexeu comigo: "O que une são as raízes... O que une são as culturas a que pertencemos... O que une são as tradições...." no final o autor diz que "o que liberta é o conhecimento sobre outras realidades"...
Então me pergunto, quais são minhas raízes, a que cultura pertenço, quais são minhas tradições, se é que um dias as tive......
O que tem me unido às pessoas que conheço, concluo que algo em comum deve haver entre nós para que haja "as uniões".
Será que são só nortes profissionais? São pessoas que precisam ser vistas como pessoas.

Quem quiser pode ler a reportagem de  António Nóvoa em: Revista Nova Escola. Gestão da sala de aula. edição 256 de outubro de 2012. p.30.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

LUDOPEDAGOGIA

Quero me desculpar com todos que não têm recebido notícias minhas, mas algo MARAVILHOS está acontecendo em minha vida. Esse mês, é o mês decisivo para minha vida profissional, e posso publicar em letras garrafais que: OS QUE ESPERAM NO SENHOR SUBIRÃO COMO ÁGUIAS E VOARÃO...
Em breve estarei publicando tudo o que está acontecendo, só digo que todos os profissinais da educação que amam a Ludopedagogia podem esperar que a surpresa é grande.
Por enquanto deixo o link da Mind Lab Brasil, conheçam e divirtam-se com o conteúdo.
Até Breve!
Kátia Leite

http://www.mindlab-brasil.com.br/

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DICA RÁPIDA

Puxa, confesso que minha vida anda muito corrida.
Estou em fase de grandes mudanças.... tem dias que eu gostaria que durassem 30 horas, quem sabe assim daria conta de tantas tarefas, mas ainda bem que logo após terminar um dia vem outro,assim podemos completar o que não terminamos.

Olha a dica de hoje, precisamos estar hiper atualizadas, então cadastre-se nesse site e receba todas as notícias importantes sobre educação, o legal é que pode acontecer no Pará ou no Rio Grande do Sul, você vai ficar sabendo.

http://www.redemebox.com.br/

Também pode baixar livros de Paulo Freire gratuitos...

http://institutoveritas.net/livros-digitalizados.php

Bons estudos!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ESTOU AQUI PARA FAZER A DIFERENÇA

Olá,
Precisamos dar vida a esse nosso cantinho, conto com todos para deixar sugestões de assuntos que podemo nos aprofundar.

Esstive participando de um processo seletivo onde uma pergunta me caiu como uma bomba.

Fui questionada sobre qual foi minha última literatura lida e quando ocorreu.... Tenho certeza que minha resposta fez a diferença e auxiliou para a escolha.

Nós que somos profissionais do conhecimento, precisamos estar comprometidos com ele e totalmente envolvidos, ainda que seja cansativa algumas leituras é importante cultivar o senso crítico, estamos aqui para fazer a diferença.

Indico o livro: A CABEÇA BEM FEITA de Edgar Morin (baixei na internet).

É importante que tenhamos uma visão sadia de nosso trabalho, o quanto ele afeta o todo da instituição.

Tem uma frase que aplico a minha vida nesse ano de 2012:
"NÃO TEMA CRESCER DEVAGAR, TEMA FICAR PARADO".

Até breve!

Kátia Leite

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

TODO COMEÇO DEPENDE DE UMA ATITUDE

Hoje é um dia muito especial.... minha carreira como pedagoga está definida e começo a trilhar  esse caminho.
Às vezes temos que tomar decisões que a princípio, parece nos direcionar para o abismo, porém precisamos olhar sempre além das evidências...
Uma grande amiga me disse algo especial hoje : " A capacidade de lutar que há em você, precisa das adversidades para revelar-se".

Bem caros amigos e amigas, quero dar-lhes um BEM VINDO ao Blog da Kátia, espero preencher seu tempo com informações úteis, mensagens animadoras, e dicas para sobrevivência (rsrsrs).

Quero falar das dúvidas de cada um e auxiliar em suas dificuldades, esse é nosso cantinho de conversa.

Espero seus comentários, dicas de assuntos interessantes para pesquisa e até puxões de orelha, afinal, ninguém é perfeito....

Por hoje é só pessoal!

Abraços

Kátia Leite