Olá pessoal, sempre me perguntam se tenho alguma sugestão de jogo, e normalmente eu indico algum que esteja fazendo uso no momento.
O Gamão é um jogo que eu tenho desde criança, mas sempre achei complicado e não jogava, mas como dizem os antigos "quem tem amigo, tem tudo na vida", um dia minha amiga Carol e eu encaramos a bronca e decidimos desvendar o misterioso gamão com a participação da Soila conseguimos entender o jogo e comprovar o quanto as crianças se divertem.
Para incentivar eu trago um relato breve de como fazer uso desse instrumento.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Esse é o momento mais importante pois se não envolver as crianças aqui pode trocar o instrumento que não dará certo.... a motivação parte da contextualização, que nada mais é do que uma história breve e envolvente.
Existem dois povos que precisam atravessar as montanhas , durante esse trajeto eles se encontram e muitas coisas podem acontecer, há intrigas, capturas e há soldados que são companheiros do oponente ao ponto de não se mover para favorecer seu adversário.
O que vai acontecer, só você pode me dizer então te convido a contar essa história através do jogo. Agora é pra valer. Bom jogo.
REGRAS DE MOVIMENTO
Joga-se dois dados e pode-se mover uma peça ou duas, exemplo, se você tirar nos dados 3 e 6 pode mover 3 casas com um dado e 6 casas com outro, ou somar 3+6= 9 e mover uma peça.
Cada casa pode ser ocupada por até 5 peças, uma casa com duas ou mais peças é considerada uma casa fechada (considere que duas ou mais peças pertence a uma família e outra não pode invadir), a captura ocorre quando minha peça parar em uma casa ocupada por uma peça oponente, atenção se eu for somente passar por aquela casa ocupada eu não capturo, a captura ocorre quando eu for ocupar uma casa em que haja uma peça do oponente. (duas ou mais peças é uma casa protegida).
Ao atravessar todo o tabuleiro as peças saem, um jogador move-se no sentido horário e outro no sentido anti-horário.
Sempre que houver uma captura o oponente deverá primeiro retornar ao jogo para depois poder mover-se.
As casas do lado direito e lado esquerdo do oponente são consideradas as casa de partida no jogo elas são numeradas imaginariamente de um a seis, no caso de captura, para retornar ao jogo deve-se jogar os dados e posicionar a peça conforme o número que houver no dado (no exemplo a cima a peça voltaria na casa 3 ou 6, caso ambas estejam ocupadas e fechadas pelo oponente, eu passo a vez).
Nos próximos dias será postado um vídeo explicativo.
Até a próxima.